Páginas

sábado, 31 de março de 2012

ROTINA SEMANAL - ABRIL 1ª SEMANA

A PÁSCOA CHEGOU!!!
DIÁRIO DE BORDO - DE 02 A 05 DE ABRIL DE 2012







... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...
SEGUNDA-FEIRA:
... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...

ACOLHIDA: Como estamos em semana de Páscoa que tal acolher os pequenos cantantdo algumas cantigas relacionadas ao tema,  em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Agora nós mudamos de mês, como vamos copiar a data de hoje?  Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Entregar o calendário do mês de Abril para que identifiquem diariamente os dias da semana. Em seguida, apresentar as atividades do dia.
O calendário encontrei no site abaixo:  http://gibarbosa1.blogspot.com.br/2012/01/calendario-abril-turma-da-monica-2012.html
 CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  RODA DE CONVERSA DIRIGIDA - TEMA: A PÁSCOA. Antes de iniciar, explicar as crianças as regras dessa atividade. A roda de conversa é um momento muito importante da aula pois, todos terão o direito de falar mas principalmente de ouvir também. Por isso é preciso organização.

LEITURA PELO ALUNO: Nomes de frutas (CAÇA-PALAVRAS)



LEITURA PELO PROFESSOR: Livro da Ruth Rocha: Pedrinho Pintor.  (Este livro conta a história de um coelhinho que era pintor e sonhava em trabalhar numa fabrica de ovos de páscoa. Fala de preconceito, sonhos e mostra a criança como o mundo pode ser colorido!)



ATIVIDADE DE LEITURA :  Musica:  Eu sou coelhinho (Nessa atividade o professor deve primeiramente escrever a musica no quadro ler a musica junto com os alunos coeltivamente e depois realizar leituras individuais acompanhando e intervindo sempre que necessário, para que alcancem o objetivo principal da atividade que é ajustar o falado ao escrito).

ATIVIDADE COM A LETRA T:  Estamos entrando na reta final do trabalho de reconhecimento de cada letra do alfabeto as atividades que estou utilizando estão disponíveis no endereço abaixo:  http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  JOGO DE DADOS COM REGISTRO

... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...
TERÇA-FEIRA:
... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...

ACOLHIDA:
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?)

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BINGO COM NOMES DE ANIMAIS

ATIVIDADE COM A LETRA U: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end. eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

PROJETO: BRINCADEIRAS (INTRODUÇÃO) -  Vamos registrar a regra de uma brincadeira que realizamos na semana passada:  Policia e Ladrão

LEITURA: Leitura do Livro o Menino Maluquinho. ( Na semana passada iniciei a leitura do livro menino maluquinho. Dividi o texto em partes e cada dia leio um pouco. As crianças amaram e se identificaram muito com o livro) Essa é uma boa dica de leitura.

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Estamos trabalhando com noções de quantidade no livro didático



... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...
QUARTA-FEIRA:
... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...

ACOLHIDA: 
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?)

ATIVIDADE DIVERSIFICADAS: JOGOS COOPERATIVOS -  ADOLETA
ADOLETA

Adoleta é um tipo de brincadeira de mão que as crianças apreciam muito. Pode-se brincar em duplas ou em roda, cantando os seguites versos:

A-do-le-tá
Lepeti - Peti - Polá
Lê café com chocolá
A-do-le-tá
Puxa o rabo do tatu
Quando quem saiu foi tu
Puxa o rabo da cutia
Quando sai a sua tia
Quando um ganha o outro perde
Não adianta disfarçar
E tem que ficar ligado
Quando a música parar.
Puxa o rabo do dragão
Vou bater na sua mão
A-é-i-o-u!
Paaaaft!
“-Ai, doeu!”

LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  O COELHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA

ATIVIDADE COM A LETRA V: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

ATIVIDADE DO LIVRO DIDATICO DE LINGUA PORTUGUESA:

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: FORMANDO PARES COM AS FIGURINHAS

... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...
QUINTA-FEIRA:
... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...

ACOLHIDA:
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:  
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?)

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  CAÇA AO TESOURO COM PISTA

ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELOS COLEGAS:  CARTÃO DE PASCOA!!!

Observação: Excepcionalmente no dia 05 de abril teremos em nossa escola a comemoração da Páscoa, sendo assim não realizaremos todas as atividades da rotina estabelcida para esse mês. 

Uma ótima Páscoa a vocês que me acompanham e visitam.
VIDA NOVA á todos nós...
E lembrem-se JESUS TE AMA!!!!

... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...
SEXTA-FEIRA SANTA  -  (FERIADO)
... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ......




 ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ .....  • ✿ ❉ ✿ • ~ ...

ORIENTAÇÕES GERAIS:

A proposta desse trabalho foi baseado no conhecimento que as crianças já possuem sobre a escrita e a leitura. As atividades propostas atendem tanto as necessidades de cada aluno e do grupo, como as habilidades que precisam ser desenvolvidas como comunicação oral, leitura, escrita, raciocínio logico, relações entre o ambiente, os fenomenos naturais e sociais e linguagem visual.  

Até a proxima!!! =))
Professora Daniela
 ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ...... ~ • ✿ ❉ ✿ • ~ ..... • ✿ ❉ ✿ • ~ ...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...