Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

ROTINA SEMANAL - ABRIL 3ª SEMANA

Semana mais do que especial... Vamos comemorar o Dia do Livro e de Monteiro Lobato no dia 18 de abril e o Dia do Indio no dia 19 de abril. Preparamos atividades especiais com muita informação e conhecimento. Vamos a rotina, então?!?!?!  (obs.: mas ainda estou finalizando algumas atividades)

DIARIO DE 16 À 20 DE ABRIL DE 2.012
CHEGADA:
CALENDÁRIO, ROTINA : Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!
AJUDANTE DO DIA: (Vamos sortear quem será o ajudante do dia?)

♥.............................
SEGUNDA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda de Conversa ...  conversando sobre Monteiro Lobato (Levar algumas imagens de Monteiro Lobato. Falar sobre a vida e a obra de importante escritor brasileiro. Apresentar seus personagens principais. Essa semana em especial serão contadas algumas histórias desses personagens e a proposta dessa semana é trabalhar com sequências de atividades dirigidas e temáticas, Monetiro Lobato e Indio.
LEITURA PELO ALUNO: Lista com os nomes de livros infantis conhecidos pela turma. Montar um painel com os nomes de todos os personagens do sítio.
LEITURA PELO PROFESSOR:  Reinações de Narizinho - 

ATIVIDADE DE LEITURA:  PARLENDA - QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA
Estamos numa fase muito especial do processo alfabetização das crianças, pois já começam a reconhecer os sons das palavras, ora nas vogais, ora nas consoantes (de acordo com a sondagem realizada na semana pas  sada). Nosso objetivo daqui pra frente é efetivar esse conhecimento para que as crianças consigam iniciar o processo de leitura, já que os problemas com a escrita e de identificação das letras do alfabeto já foram superados.  O livro didático contextualiza o trabalho com cada letra do alfabeto e que iremos dar continuidade, agora!!!

QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA COME PÃO COM LAGARTIXA. QUEM ESCUTA O RABO ENCURTA
VIVA EU ... VIVA TU .... VIVA O RABO...DO TATU
 Atividades sugeridas: Livro didático Porta aberta - 1º ano (pag. 52-54) e Coleção Telecoteco: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/02/colecao-telecoteco-consoantes-n.html
 ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  PROJETO LER E ESCREVER DE MATEMÁTICA. (SONDAGEM)

 ♥...................................
 TERÇA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda de conversa sobre as brincadeiras e brinquedos indigenas. Explicar as crianças que essa semana também comemoramos o Dia do Indio e por isso vamos comtemplar nosso projeto brincadeiras, aprendendo um pouco sobre a cultura indigena, no caso sobre as brincadeiras e os brinquedos indigenas. Será que os indios brincam da mesma coisa que a gente? Por que? Como são os brinquedos indigenas? Existem loja de brinquedos na aldeia? Com que materiais os indios fabricam seus brinquedos?   
PROJETO BRINCADEIRAS: Nomear e registrar as brincadeiras indigenas.
Assistir ao video: http://vimeo.com/5641782  ou http://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE


 ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: PROJETO LER E ESCREVER DE MATEMÁTICA. -  Que tamanho eu tenho? Vamos medir a altura das crianças e registrar cada uma depois oralmente vamos contar quantos centimentros temos a mais que os outros. 
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  LENDA INDIGENA
ATIVIDADE DE LEITURA PELO ALUNO: LISTA DOS PERSONAGENS DO SITIO DO PICAPAU AMARELO: (CRUZADINHA)

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:   Hoje vamos nos pesar e registrar nosso peso. Em breve vamos construir um jogo muito legal!!!  (projeto de matemática)
ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO DE SEXTA-FEIRA: Em comemoração ao Dia do livro e do Indio.

♥............................
QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Figuras com barbante.  (Jogo Indígena)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Atividades do Livro Didático - Quantidades -

 LEITURA DE CONTOS: Saci-Pererê - Do livro: O Saci - obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato, vol 2.
ESCRITA DE LISTA: Vamos escrever uma lista com as principais artes do Saci- Pererê

 ♥.........................
QUINTA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Ensaio para a apresentação do Dia do Indio.
PROJETO BRINCADEIRAS:  Ditado ao professor de uma das brincadeiras apresentadas na aula anterior.
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  Vamos ouvir a história do Tio Barnabé, ensinando o Pedrinho a caçar Saci?

 
ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA COM NOMES:  Cruzadinha com os personagens do Sitio.

PROJETO DE MATEMÁTICA: ( Programa Ler e Escrever)

♥........................
SEXTA-FEIRA:

19 DE ABRIL - DIA DO INDIO
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Você sabe porque comemoramos o dia do indio no dia 19 de abril?
POR QUE DIA 19 DE ABRIL?
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_planetinha_449278.shtml
 A data foi criada no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943. A escolha foi uma homenagem ao I Congresso Indigenista Interamericano, um evento realizado no México, em 1940, que reuniu representantes de países da América para tomar decisões políticas importantes.
Os índios também foram convidados, mas ficaram desconfiados. A história de convivência entre homens brancos e índios não é pacífica, mas repleta de guerras. Depois de alguns dias, porém, os indígenas resolveram dar um voto de confiança e foram à reunião no dia 19 de abril.

PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Vamos escrever uma carta ao Pedrinho sobre algumas ideias para caçar um saci?

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  Jogo de Dados .... Vamos contar e registrar!
ATIVIDADE DE ARTE: Hoje teremos a apresentação em Comemoração ao dia do Indio e a Monteiro Lobato.
♥...........♥...........♥...........♥
Observações:   Reagrupar as crianças para torna-los mais produtivos. As crianças já apresentam mudanças em suas hipoteses de escrita isso significa que precisamos aprimorar e intensificar suas experiencias para que avancem ainda mais!!! A rotina continuará dando enfase ao trabalho às  rodas de conversa, releituras de obras de arte, escritas de texto, leituras de textos que se sabe de cor, ordenção de texto e escrita de listas e alfabeto movel. As tarefas também continuam ...  AULA DADA - AULA ESTUDADA!!

fontes de pesquisa:
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/04/monteiro-lobato.html  http://wcbconde.blogspot.com.br/2012/04/por-que-dia-19-de-abril-e-o-dia-do.html
 
Até a próxima ... =)) ...
Profª Daniela

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...